politica macroeconomica
• POLÍTICA FISCAL: Refere aos instrumentos que o governo dispõe para arrecadação de tributos e controle de suas despesas. Reduzindo a taxa de inflação, medidas fiscais empregadas que é a redução dos gastos da coletividade ou aumento da carga tributária. Mas se a meta for o crescimento do emprego, aumentam-se os gastos públicos e diminuem os tributos elevando a demanda.
• POLÍTICA EXPANSIONISTA: Ao aumentar gastos públicos ( obras de infra-estrutura ) e/ou diminuir a tributação,o governo proporciona uma renda maior para empresas e famílias, com conseqüências sobre o nível de produção e emprego.
• POLÍTICA CONTRACIONISTA: Quando o governo decide diminuir seus gastos e/ou aumentar a quantidade de impostos cobrados, a renda disponível para as famílias e empresas se reduzirá e haverá uma tendência à diminuição do nível de emprego e renda.
• POLÍTICA MONETÁRIA: Atuação do governo sobre a quantidade de moeda, crédito e taxas de juros. É uma política de curto prazo que estabiliza o nível dos preços.
- Emissões
- Reservas compulsórias: Percentual dos depósitos que os bancos retêm junto ao Banco Central.
- Redescontos: Empréstimo do Banco Central aos Bancos Comerciais
- Open market: Compra de vendas de títulos públicos
• POLÍTICA CAMBIAL E COMERCIAL: A política cambial diz respeito à ação do governo sobre a taxa de cambio, podendo fixar ou permitir que seja flexível através do Banco Central. Já o comercial refere-se aos instrumentos que estimulam as exportações; estímulos fiscais e taxas de juros subsidiadas e controle de importações nas tarifas e barreiras.
• POLÍTICA DE RENDAS: Atuação do governo na formação de renda (salários, aluguéis, etc.)