Politica Economica Governo Lula
●
●
●
●
●
●
●
Na gestão de Lula, Henrique Meirelles, deputado federal eleito pelo PSDB de Goiás em
2002, foi escolhido para a direção do Banco Central do Brasil e o médico sanitarista e exprefeito de Ribeirão Preto, Antônio Palocci, foi nomeado Ministro da Fazenda. Após seguidas denúncias contra Pallocci, este pediu demissão, sendo substituido pelo economista e professor universitário, Guido Mantega.
Caracterizouse pela baixa inflação, taxa de crescimento do PIB (Produto Interno
Bruto)em quatro anos (2003/2006) de 2,6 % em média, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial.
Promoveu o incentivo às exportações, à diversificação dos investimentos feitos pelo
BNDES, estimulou o microcrédito e ampliou os investimentos na agricultura familiar através do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar)
São exemplos da recuperação econômica do país sob a gestão do presidente Lula o recorde na produção da indústria automobilística, em 2005; e o maior crescimento real do salário mínimo, resultando na recuperação do poder de compra do brasileiro.
O salário mínimo passou, em cinco anos, de 200 para 380 reais, aumento maior que tanto o do primeiro quanto o do segundo governos de Fernando Henrique Cardoso, que variou de
80 para 200 reais em 8 anos.
A liquidação do pagamento das dívidas com o FMI foram antecipadas, fato criticado por economistas por se tratar de dívida com juros baixos, mas que resultaram em melhor prestígio internacional e maior atenção do mercado financeiro para investir no Brasil.
Teria sido o fim do ciclo de privatizações que levou o Estado a, por exemplo, vender a companhia Vale do Rio Doce, que se tornou uma das mais competitivas do mundo.
Recriação de alguns órgãos extintos no governo anterior, como a SUDENE, e a criação de novas empresas estatais de menor porte.