Politica Da Crian A Adolescente E Idoso 1
POLO PRESENCIAL VITÓRIA
SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO
MARCIA MARIA FRISLEBEN - RA363088
VERA LÚCIA DA SILVA PINTO – RA 366036
VIRGINIA SOARES DE OLIVEIRA – RA 385083
PROFESSORA: MA.EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
VITÓRIA
2014-11-08
INTRODUÇÃO
Para a elaboração desse trabalho, estudamos o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 e o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003.
Através das leituras, observamos que as leis existem, algumas são praticadas e outras são difíceis de serem cumpridas. Conhecer os Estatutos é fundamental para garantir os direitos da criança, do adolescente e do idoso. É necessário vigilância para que esses direitos sejam transformados em ações e é fundamental encontrar caminhos para enfrentar as questões sociais.
Através das políticas públicas esses direitos podem ser fortalecidos.
1- TEMA/PROBLEMA
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER PARA IDOSOS.
Diariamente podemos observar pessoas idosas andando para lá e para cá, sem rumo, sem ter para onde ir e sem saber o que fazer durante todo dia, existem idosos que acordam cedo e passam os dias ociosos, pois não tem nenhuma atividade para preencher o seu dia.
Constantemente através da mídia, temos conhecimento de pessoas idosas que são maltratadas por seus familiares, pois os mesmos muitas vezes não sabem como lidar com os idosos.
Diante dessas problemáticas entendemos que há uma grande necessidade de mobilização das famílias, sociedade e poder público para atender essa demanda e uma maior valorização do idoso.
É preciso propostas e pesquisas, bem fundamentadas e avaliadas, para que possamos criar uma cultura de cidadania com qualidade.
Os programas sociais, as casas de abrigo ou de apoio, os espaços para cultura e lazer são essenciais para suprir as necessidades. Os idosos precisam