Atividade Presencial Aula 3
R: Os oito elementos básicos da Estrutura Organizacional são: Especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização, formalização e coordenação.
- Especialização do trabalho: O termo especialização do trabalho descreve o grau em que as tarefas na organização são subdivididas em funções separadas. A essência da especialização do trabalho é que, ao invés de uma atividade ser completada inteiramente por uma única pessoa, ela é dividida em certo número de etapas, cada qual sendo realizada por um individuo. De acordo com Robbins, quanto mais alto o grau de especialização, menor a quantidade de tarefas.
- Departamentalização: É a divisão do trabalho por meio da especialização, onde é necessário agrupar as atividades e funções para que as tarefas comuns possam ser coordenadas. Ao departamentalizar, a organização define onde cada atividade será executada e onde cada recurso será utilizado.
- Cadeia de Comando: É uma linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo, determinando quem se reporta a quem na empresa. Está diretamente ligada a hierarquia e a unidade de comando. Aponta que uma pessoa deve ter um, e apenas um superior a quem se reportar. Robbins faz uma observação de que em uma estrutura funcional, a cadeia de comando refere-se a questão de se ter apenas 1 supervisor por função.
- Amplitude de Controle: Refere-se à quantidade de níveis, departamentos e funcionários que um administrador pode dirigir com eficácia e eficiência. É a margem de controle que vai determinar o número de escalões de chefia que uma empresa terá, quando a margem de controle é pequena, aumenta o número de níveis hierárquicos, quando a margem de controle é grande, diminui o número de níveis hierárquicos. Portanto,