politica brasileira no seculo 21
Comstock Images/Comstock/Getty Images
A globalização é amplamente descrita como o processo no qual as nações e sociedades se tornam mais interconectadas e interdependentes. Apesar da globalização não ser nenhuma novidade histórica, considerando os avanços tecnológicos e a grande adesão ao liberalismo econômico das ultimas décadas, os efeitos de tal processo continuarão sendo significantes no decorrer do século XXI.
Outras pessoas estão lendo
Economia
A aceleração da globalização desde a segunda Guerra Mundial tem sido marcada pelo liberalismo econômico, em nome do qual muitas nações assinaram acordos de livre comércio, reduziram regulações fiscais e abriram suas economias para investimentos de capital estrangeiro. Enquanto os defensores da globalização sustentam que tais políticas foram responsáveis pelo desenvolvimento de nações subdesenvolvidas e pela melhora do padrão de vida de milhões de pessoas, os críticos acusam que tal política liberal não fez o suficiente para exterminar a pobreza sistemática ou que serviu apenas para enriquecer alguns poucos. De acordo com o fundo monetário internacional, o FMI , o acirramento da competição interestadual por menores taxas de juros, a pressão para aumentar os recursos governamentais voltados a previdência social e saúde pública, a possível instabilidade econômica e o crescimento das dívidas nacionais, à medida que mais países transecionem para a economia global, serão alguns dos futuros desafios produzidos pela globalização.
Cultura e sociedade
Os avanços tecnológicos nos meios de transporte e telecomunicação que promoveram um mundo mais economicamente interdependente também têm contribuído para a disseminação de valores, ideias e práticas culturais de uma nação para outra. Por exemplo, através dos processos de globalização muitas nações aprovaram reformas democráticas e capitalistas e seguem com a