Politica ambiental
Rio do sul
2013
Propostas sobre política ambiental
Partido dos Trabalhadores: Em busca dos eleitores de Marina Silva (PV) ligados a questões ambientais, o PT encomendou ao ex-ministro Carlos Minc um conjunto de propostas para reforçar o programa de governo da candidata do partido à Presidência, Dilma Rousseff. Minc elaborou um documento com oito tópicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da natureza, como a redução de impostos para equipamentos geradores de energia limpa e a revisão da anistia a desatadores proposta no projeto de reformulação do Código Florestal. A avaliação da campanha petista é de que boa parte dos 19% dos votos obtidos por Marina no primeiro turno está ligada aos ideais verdes - apesar de o crescimento da candidata do PV nas últimas semanas de campanha ter sido impulsionado por questões ligadas à religião e ao aborto.
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE:
O candidato Marcelo Henrique (Psol) afirmou que a atual gestão do Semae transformou a autarquia que controla o fornecimento de água para os moradores de Rio Preto em um órgão “que só visa o lucro.” “O Semae não precisa acumular lucro. Deve ser uma autarquia de serviços”, disse durante o debate. Manoel Antunes (PDT) aproveitou o debate para defender a criação de um Código Ambiental para Rio Preto.
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira:
Durante o seminário "Desenvolvimento Sustentável e Política Ambiental", nessa segunda-feira (foto: Paula Sholl), o PSDB aprovou a "Carta do Rio Janeiro" em que se compromete a colocar a variável ambiental no centro de seu modelo de gestão pública e afirma que "a importância da questão exige decisivo esforço de política pública". "A socialdemocracia destaca o engajamento crescente da sociedade brasileira na luta pela redução das emissões de gases e na mitigação dos efeitos do aquecimento global", diz o texto. No documento, os tucanos defendem a convocação de uma "Cúpula do Clima" pelas