POLITICA AMBIENTAL
É a declaração da organização expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que prevê uma estrutura para definição de seus objetivos e metas ambientais.
A Política Ambiental deve estabelecer um senso geral de orientação e os princípios fixos de ações pertinentes aos assuntos e á postura empresarial relacionados ao meio ambiente.
O maior objetivo de uma política ambiental e ser definida para a organização, ela precisa ser definida e forte. A política agrícola deve estar por toda a empresa, em todas as áreas administrativas e operativas, também incorporada em todos os níveis e funções existentes da alta administração até a produção.
Planejamento
É um conjunto de procedimentos importantes para a implementação e operação do SGA e que completam sua política ambiental, contento: identificação dos aspectos e impactos ambientais da empresa, indicadores internos de desempenho e elaboração de planos para cumprimento dos objetivos e metas.
O planejamento é um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar.
Também produz estratégias para conseguir se propõe organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo.
Melhoria Continua
É a busca pelo aprimoramento do desempenho ambiental, através de inovações, tecnologias menos poluentes e analise de não-conformidades. A organização mantém seu foco voltado para a prevenção ao invés da correção dos problemas.
A melhoria continua é o conjunto de atividades planejadas e recorrentes, que visa aumentar a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos. É possível obter melhorias de processos, produtos, serviços ou sistemas analisados. A primeira vista, os curtos ciclos de mudanças e a altas frequências tem impactos pequenos, mas quando somados trazem benefícios significativos á organização.
Análise Crítica
A alta administração deve avaliar, a cada ciclo de planejamento, a adequação das metas e dos objetivos definidos,