Política ambiental
Desde a década de 50, quando as ações ambientais eram praticamente inexistentes no país, a Faber-Castell já buscava fonte de suprimento sustentável que não pressionasse o ecossistema.
Consciente da necessidade de buscar fonte de suprimento sustentável de madeira que não pressionasse os ecossistemas naturais, a Faber-Castell realiza pesquisas desde a década de 50, época em que as ações ambientais eram praticamente inexistentes no Brasil. Esta iniciativa pioneira, coerente com suas crenças e valores, procurava identificar as espécies de árvores capazes de produzir madeira de qualidade para a produção de lápis, sem agredir o meio ambiente.
Política Ambiental Florestal
Compromissos da Política Ambiental Florestal da Faber-Castell
Atualmente, a Política Ambiental Florestal da Faber-Castell apresenta compromissos permanentes da empresa com o meio ambiente e que acabam por superar as exigências da legislação existente. São eles:
1. Prevenir e minimizar os riscos ambientais, adotando iniciativas e práticas amigáveis ao meio ambiente e buscando a melhoria contínua dos processos.
2. Envolver e difundir entre os colaboradores, parceiros e comunidade o Sistema de Gestão Ambiental.
3. Tomar decisões sempre baseadas no equilíbrio entre os aspectos ambiental, social e econômico.
Política Ambiental Florestal
Nesse sentido, as primeiras plantações foram realizadas no município de São Carlos (SP) e, posteriormente, no interior do Paraná. Para se ter idéia, desde a década de 80, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada, tendo estabelecido seu maior projeto na região do município de Prata (MG). Já em 1999, este projeto foi certificado pelo Forest StewardshipCouncil - FSC (Conselho de Manejo Florestal), órgão mundialmente reconhecido que atesta que o trabalho da empresa é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
Posteriormente, em 2004, recebeu o certificado ISO 14001. Em 1992, o lápis da