polite
A eletricidade é uma coisa muito antiga, mas que foi mais bem manipulada muitos anos depois de sua descoberta e desde então ela é fundamental na vida do ser humano, por que nos dias de hoje tudo depende da energia elétrica desde aparelhos celulares até grandes complexos como estádios de futebol, voleibol, basquete, entre outros esportes.
Nos últimos tempos o ser humano esta muito dependente da energia elétrica tudo que as pessoas fazem depende da energia elétrica inclusive os meios de transporte.
2. A HISTÓRIA DA ENGENHARIA ELÉTRICA
Tudo começou em Tessalonik na Grécia onde foi encontrada a pedra que pode deu origem a ciência do eletromagnetismo. Esta pedra, denominada “magnetita”, nome derivado da antiga denominação daquela área, foi identificada pela primeira vez por Lucretius em 100 AC. Segundo escritos da antiguidade, Lucretius relatou:
“… o ferro pode ser atraído por uma pedra que os Gregos chamaram Magneto* pela sua origem, porque é originária das terras dos Magnésios, habitantes da Magnésia em Thessaly”. CARDOSO. Uma Breve História Da Engenharia Elétrica. Lucretius não sabia que aquela pedra era a mesma utilizada para a confecção do ferro, razão pela qual foi extinta com o tempo, devido à produção em larga escala e sem controle daquele produto.
A diferença da magnetita encontrada na Grécia das demais encontradas em outras regiões daquele pequeno universo grego era que a pedra daquela região estava sujeita a uma alta incidência de raios, que foram os responsáveis pela magnetização brusca (devido a sua alta corrente) do material. Este tipo de magnetização brusca de alta intensidade aproveita uma propriedade da magnetita, denominada “histerese”, a qual retém um campo magnético residual, denominado campo magnético “remanente”, quando a fonte é desligada, produzindo o que denominamos de imã permanente”.
O imã permanente é muito utilizado nos dias de hoje em diversas aplicações, como nas caixas acústicas, nos brinquedos, nos