poliomielite
Doença infecciosa, contagiosa e aguda que ataca preferencialmente crianças. É causada por um vírus pertencente ao grupo dos enterovírus (vírus intestinais), os vírus da pólio são neurotrópicos ( atingem células nervosas). Ë uma doença que causa deformidades principalmente no aparelho locomotor. É uma doença polimorfa (variedade de sintomas) e de difícil diagnóstico precoce.
Com a vacinação em massa, a Poliomielite no Brasil é considerada praticamente uma doença erradicada. Quando se tem a Poliomielite não necessariamente se adquire imunidade definitiva, pois existem 3 tipos de vírus, e o indivíduo que teve a doença foi imunizado apenas contra um só tipo de vírus.
Sinonímia
É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:
Doença de Heine-Medin.
Poliomielite anterior aguda.
Paralisia infantil.
Histórico
Jonas Edward Salk, microbiologista desenvolveu a primeira vacina com polivírus inativo contra a poliomielite. Albert Sabin microbiologista em 1960, introduziu a vacina oral a partir de vírus vivo contra a poliomielite, que é utilizada até hoje, substituindo a vacina intramuscular com polivírus inativo de Salk.
Incidência
90% a 95% dos casos de Poliomielite apresentam-se sob a forma benigna.
No Brasil graças a vacinação infantil não há casos de Poliomielite desde 1989.
A idade de maior incidência é de seis meses a 3 anos, e em adultos com menos de 40 anos não vacinados a doença é mais grave, porque prevalece a forma paralisante.
Os meninos são mais suscetíveis à Poliomielite em torno de 55% dos casos diagnosticados.
A idade em que é mais freqüente a doença é no primeiro ano de vida.
Nos países subdesenvolvidos que não tem sistema de vacinação a doença ainda causa muitas vítimas.
A doença ocorre mais freqüentemente no verão e outono.
50% dos músculos paralisados se recuperam com o