polimeros
DEFINIÇÃO
Polímeros são compostos formados,geralmente, de moléculas grandes,macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas, os monômeros. Esta combinação é denominada Polimerização e é realizada através de reações químicas. Popularmente, os polímeros são denominados plásticos.
Até agora, estudamos apenas moléculas orgânicas relativamente pequenas, tanto no tamanho quanto na massa molar. Alguns tipos dessas pequenas moléculas podem se ligar várias vezes, originando moléculas gigantes ou macromoléculas. Cada uma dessas unidades
(moléculas) que se ligam são chamadas monômeros, e a molécula gigante que eles originam são os polímeros (do grego poly= muitos e meros = partes).
Os polímeros não foram "inventados"; eles existem na natureza por exemplo: celulose, proteínas, látex. A intenção inicial dos químicos, ao tentarem produzir os primeiros polímeros, foi
"copiar" os polímeros naturais.
Atualmente, é tão grande o número desses compostos e tão comum sua utilização, que é impossível atravessarmos um único dia sem utilizar vários deles.
Os plásticos usados, principalmente, em embalagens descartáveis são exemplos de polímeros que acarretaram grandes mudanças em nosso dia-a-dia.
Os objetos produzidos com plásticos recicláveis têm o símbolo que contém no seu interior um número que indica o tipo de polímero.
PROPRIEDADES
Eles possuem propriedades diferentes dos monômeros que os constituem. As características mais importantes são:
Não são atacados por ácidos, bases ou agentes atmosféricos;
Suportam ruptura e desgaste;
Possuem alta resistência elétrica e baixa densidade (em geral entre 0,9 g/cm³ e 1,5 g/cm³);
Quanto à temperatura, reagem de forma variável.
Muitos polímeros são variações e/ou desenvolvimentos sobre moléculas já conhecidas podendo ser divididos em quatro diferentes classificações.
- Quanto à estrutura química;
- Quanto ao método de preparação;
- Quanto ao comportamento mecânico;
- Quanto ao desempenho mecânico.
PROPRIEDADES MECÂNICAS: