pOLIMEROS
INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA
QUÍMICA E CARACTERIZAÇÃO DOS POLÍMEROS
LUÍS FERNANDO CORRÊA MARQUES
Linhares – ES
2014
CONCEITO DE POLÍMEROS
RESUMO
O estudo em questão, tem como objetivo entender como o químico consegue identificar as estruturas dos polímeros, suas características, classificação e misturas. Este trabalho foi realizado através da revisão bibliográfica. Este trabalho tem a finalidade de mostrar que o químico pode trabalhar em diversas áreas e seu papel é de grande importância nas combinações químicas para que tenhamos materiais de qualidade no dia a dia.
1 - INTRODUÇÃO
POLÍMEROS: materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, formados por muitas macromoléculas, sendo que cada uma destas macromoléculas deve possuir uma estrutura interna onde há a repetição de pequenas unidades (meros).
O termo POLÍMEROS vem de POLI = muitas e MEROS = partes, unidades de repetição.
MONÔMERO: matéria-prima de cada polímero. O monômero é uma molécula simples, que em condições adequadas dá origem à unidade de repetição (mero) das muitas cadeias poliméricas que formam o polímero. Assim, cada uma dessas cadeias poliméricas são macromoléculas formadas pela união de meros, ligados por covalência. O tipo dessas cadeias poliméricas, os seus pesos moleculares e as suas formas de interação definem as características de cada polímero.
POLIMERIZAÇÃO: as condições adequadas para que monômeros formem polímeros são fornecidas pelas reações do processo químico denominado polimerização.
a) Polietileno
b) Policloreto de Vinila (PVC)
HOMOPOLÍMERO: polímero em que cada uma das macromoléculas é formada por uma única unidade de repetição (mero), podendo ser genericamente representada por:
Exemplos de homopolímeros: PP, PEAD, PEBD.
COPOLÍMERO: polímero em que cada uma das macromoléculas é formada por dois ou mais tipos de meros.
Para um copolímero, a % dos