Polimeros
POLÍMEROS Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas menores e repetidas, os monômeros. O processo de transformação desses monômeros, desenvolvendo o polímero, é denominado polimerização. A massa molecular de um polímero varia bastante, sendo que em uma amostra de material polimerizado existem moléculas maiores e menores.
Exemplos de polímeros são: Os polímeros naturais (derivados de plantas e animais) são utilizados há muito tempo, esses materiais incluem a madeira, borracha, seda, lã, algodão, entre outros. Outros polímeros naturais são importantes em processos biológicos e fisiológicos tais como proteínas, enzimas, amidos, celulose. Ultimamente utilizam-se muitos polímeros sintéticos, a partir de moléculas orgânicas pequenas (os monômeros), por exemplo, polietileno, PVC, borracha sintética, acrílicos, nylon, etc. Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termofixos e elastómeros (borrachas).
Termoplásticos
Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Podendo ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em diversos solventes. Assim, a sua reciclagem é aceitável, uma característica muito desejável atualmente.
Exemplos:
PC - Policarbonato - Utilizado em: Cd´s,