polimeros
Do ponto de vista do comportamento elástico, podemos dividir os polímeros em dois grupos: plásticos e elastômeros.
Os plásticos são extremamente deformáveis. Quando se aplica uma carga, estes materiais deformam-se bastante. No entanto, a recuperação da deformação é muito lenta.
Os elastômeros são materiais plásticos mais resistentes, com um comportamento elástico rápido. Cessada a carga o material volta à forma inicial. Os polímeros deste grupo têm aplicação em aparelhos de apoio.
São utilizados na construção civil como:
Instalações hidráulicas prediais: instalações prediais de água, esgoto sanitário e captação e condução de águas pluviais.
Revestimento de pavimentos, pisos e forros:
Os polímeros são muito utilizados para o revestimento de pavimentos. Estes materiais resistem bem ao desgaste, têm baixa condutibilidade térmica, não expandem com a umidade, são suficientemente duros e resistentes.
Acabamento interior de paredes:
Os materiais de revestimento à base de polímeros são superiores a todos os outros materiais de revestimento, podem apresentar-se em rolos, folhas ou placas.
Artigos sanitários
São leves, atraentes, sólidas e anticorrosivas, resistem bem a soluções ácidas e alcalinas. Fabricam-se lavatórios, banheiras, cabinas de ducha, grelhas de ventilação, bancas de cozinha e outros produtos.
Instalações elétricas: podem ser citados de eletrodutos para a passagem de fios e cabos, terminais da instalação (interruptores, caixa, espelho, tomada e