Polimeros
Os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. Por ser muito grande, a molécula de um polímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, formando o dímero, trímero, tetrâmero e assim por diante até chegar ao polímero.
Os polímeros têm diversas aplicações desde a Medicina aos Plásticos. No entanto, também causam muitos problemas ao ambiente, pois são bastante poluentes e se degradam muito lentamente.
Apesar de não podermos enxergar as moléculas de polímero individualmente, enxergamos os polímeros, porque eles são constituídos por bilhões ou trilhões destas moléculas juntas.
Exemplos de polímeros: polietileno (sacos de plástico das compras e brinquedos), policarbonato (CDs), poliestireno (garrafas térmicas e caixas de ‘isopor’), polipropileno (papel filme e cordéis), Teflon (revestimentos antiaderentes das frigideiras), poliéster (roupas), nylon (roupas, cordas e tapetes), Spandex (roupas de banho) e Kevlar (canoas e coletes à prova de bala).
Os polímeros naturais são a borracha, os polissacarídeos (celulose, amido e glicogênio) e as proteínas. A borracha natural é um polímero de adição, ao passo que os polissacarídeos e as proteínas são polímeros de condensação, obtidos, respectivamente, a partir de monossacarídeos e aminoácidos.
Principais polímeros comerciais e industriais
Os polímeros podem ser dispostos pelo tipo de reação que lhe deu origem.
1- Polímeros de Adição: formados pela adição de moléculas de um só monômero.
1.1- Polímeros vinílicos: o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila.
1.1.1 - Polietileno: obtido a partir do etileno (eteno). Possui elevada resistência à umidade e ao ataque químico, mas tem baixa resistência mecânica. É um dos polímeros