Critica filme SIMONE
Análise e Relatório do Filme
Pedro Brito
Matricula_923462
Planejamento de Mídia
Prof(a)_Rochelle Cristina dos Santos
UFSC - UNIV. FED. SANTA CATARINA
Imagem retirada de: http://www.daleelak.tv/uploads/photos/23/simone-2002-32-g.jpg Quantas vezes já escolhemos um filme pelo seu actor? Sem sequer sabermos o mínimo da sua história?
De certa maneira a “imagem” que se cria das pessoas nos personagens que representam nos filmes e na exposição das suas vidas pessoais, é na verdade aquilo que, nos leva a entrar na sala de cinema e dizer algo do género: Adorei vê-lo no filme x ou y!
Nem sempre, esta imagem está directamente relacionada com um selo de qualidade, na maneira de representar do actor em questão, mas sim com a maneira como nos identificamos com a mesma e aquilo que representa de certos personagens (criadores de opinião).
(A nível pessoal, por exemplo aprecio muitos os filme que são protagonizados pelo actor Jonhy Deep. Não só pelo realizador, ou mesmo pela sua representação que pode ser melhor ou pior, mas sim com uma imagem que é própria dele com a qual me identifico).
SIMONE
Quantas vezes a escolha entre este ou aquele, se resumiu meramente à imagem do cartaz?
Em “S1m0ne”, criei dois pontos de vista completamente distintos, no decorrer dos 117 min. de filme.
Destes dois pontos de vista, os quais irei detalhar pormenorizadamente mais à frente, o primeiro reflecte alguma empatia com aquilo que o realizador sente. O sentimento de querer dar uma lição moral às pessoas do meio cinematográfico, por terem desacreditado o seu génio artístico. Já o segundo é completamente o oposto, instalou-se em mim um sentimento quase de engano, como se fosse um dos espectadores que idolatrava Simone, mas que acaba de descobrir a falsidade por detrás da mesma e não consegue ter a liberdade para contar a alguém a verdade.
Numa breve análise sobre o que é que a imagem representa para o homem, pudemos considerá-la, como um
elemento