Polimeros
Na Alemanha pós-guerra não havia petróleo disponível. A única fonte para a base da indústria química era o carvão nacional. Em outros países e principalmente nos EUA, o petróleo dominava todos os setores produtivos. Em 1953, Phillips inventou um catalisador a base de óxido de cromo que permitiu pela 1ª vez a produção de PE a pressões relativamente baixas (anteriormente este processo era realizado a 5000 atm). Karl Ziegler pesquisava uma reação “Aufbau” para obter alquilas de alumínio mais compridas. Ele obteve uma mistura de alquenos cujo número de C não conferiu com os alquenos usados. A causa apontada para o ocorrido foi uma impureza no seu reator identificada como níquel metálico. Ele percebeu que o composto obtido polimerizava etileno quando usava cloretos de titânio – a hora do nascimento do PE – HD. Em 1954 na Itália Giulio Natta descobriu que catalisadores Ziegler polimerizam propeno.
A preparação de catalisadores Ziegler-Natta geralmente requer várias etapas que incluem tratamentos especiais de reagentes químicos além de manipulação cuidadosa durante o processo de síntese. Assim, o tratamento e seleção de solventes, reagentes e vidraria, e o modo apropriado de manipular esses materiais não podem ser omitidos. Inúmeras patentes1-5 descrevem a síntese de catalisadores Ziegler-Natta, mas a simples reprodução de patentes, é um trabalho que exige o conhecimento do processo de síntese incluindo cuidados fundamentais que são omitidos nesse tipo de literatura.
A principal característica de catalisadores baseados em TiCl3 é a sua modificação através da adição de um composto doador de elétrons (base de Lewis) introduzido na etapa de síntese do catalisador. Esta modificação resulta em um catalisador mais ativo e estereoespecífico do que aqueles sintetizados na ausência de base6-12
POLIMERIZAÇÃO VINÍLICA ZIEGLER-NATTA
A polimerização de Ziegler-Natta é uma forma de polimerização vinílica. Ela é importante porque permite