Polimeros
Polímeros são compostos formados, geralmente, de moléculas grandes, macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas,monômeros. Possuem unidades químicas ligadas por covalências, repitidas regularmente ao longo da cadeia, denominadas meros .
Os copolímeros são polímeros constituídos de diferentes unidades de repetição. Polímeros que apresentam apenas uma unidade de repetição podem ser chamados de homopolímeros. A produção de copolímeros é geralmente motivada pelo objetivo de se alterar propriedades e comportamento dos polímeros. Assim, o comportamento de certos polímeros frente a temperatura (temperatura de amolecimento, por exemplo) ou à presença de solventes (grau de solubilização) pode ser radicalmente alterada com a introdução de determinadas unidades de repetição em homopolímeros. Os copolímeros são divididos em uma série de classes dependendo da forma em que as diferentes unidades de repetição são distribuídas nas cadeias poliméricas. Exemplos:
2- Como veio a baquelita e por que este nome?
A baquelita cujo consumo total é considerável, é uma das primeiras resinas; sua fabricação é feita na presença de catalisadores, o fenol reage sobre o formol dando produtos sólidos ou líquidos que se transformam pela polimerização numa substância sólida. A baquelita é: translúcida, dura, insolúvel, isolante, infusível, resistente a umidade e aos agentes químicos. Reação:
O nome baquelita foi dado em homenagem ao químico belga Leo Hendrick Baekeland, que o obteve 1909.
3-Que é polímero tridimensional?
Ligação entre os monômeros é feita através de pontos reativos , isto é, átomos ou grupos de átomos do monômero, capazes de efetuar uma nova ligação , seja pelo rompimento de insaturações ou pela eliminação de moléculas simples (NH3 ,H2O, ETC.). Se existirem três ou mais pontos reativos no monômero, o polímero será tridimensional. Figura representa