Coworking
Projeto De Desenvolvimento Pessoal, Social, Cultural e Cidadão.
“coworking”
Prof. Marino A. F.
São Paulo
2011
GRADUAÇÃO EXECUTIVA
Projeto De Desenvolvimento Pessoal, Social, Cultural e Cidadão.
Prof. Marino
“COWORKING”
Trabalho apresentado a Prof. Marino A. F. como requisito de avaliação da Atividade Complementar – Projeto de Desenvolvimento Pessoal, Social, Cultural e Cidadão no curso de Graduação Executiva da Universidade Anhembi Morumbi.
São Paulo
2011
SUMÁRIO
1. - Introdução 4
2. - Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação. 5
3. - O produto 6
4. - Analise de ambiente e Competitividade 8 4.1- Público alvo e Demanda 8 4.2- A concorrência 9 4.3- Analise de Swot 10 4.4- Estratégia de Marketing 10
5. - Viabilidade do negócio 11
6. - Conclusão 12
7. - Bibliografia 13
FIGURAS
Figura 1 7 Figura 2 7 Figura 3 9
TABELAS
Tabela 1 11 Tabela 2 11
1. INTRODUÇÃO
O Conceito COWORKING foi criado para suprir uma demanda de profissionais, que cansaram de trabalhar isolados em suas casas, lan houses , cafés, etc.
O termo coworking foi criado em 1999 por Bernie DeKoven, como uma extensão do trabalho no ambiente online, o que hoje chamamos de Home Office. Mais tarde, em 2005, o empreendedor Brad Neuberg se apropriou do nome para descrever um espaço físico, que reúne profissionais para trabalhar fora do escritório convencional. Assim nasceu a primeira coworking nos Estados Unidos, em São Francisco: o Hat Factory.
Tratava-se de um apartamento, que abrigava três profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para profissionais externos que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências.
A partir da necessidade de pequenas empresas, profissionais de Marketing, Designers, Publicitários, Advogados,