Polimeros
De acordos com os estudos dos autores Mano e Mendes (1999) os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência. Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero, ainda segundo os autores supracitados, é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero. . . até chegar ao polímero. A diversas maneiras de se dividir os polímeros. A classificação conforme as características mecânicas talvez seja a mais importante. Ela decorre, na verdade, da configuração específica das moléculas do polímero. Sob este aspecto, os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termorrígidos (termofixos) e elastômeros (borrachas).
Os Polímeros têm diversas aplicações desde a Medicina aos Plásticos. A maioria dos objetos que nós utilizamos tem polímeros na sua constituição, os quais tem inúmeras propriedades atribuindo-lhes diversas aplicações nos mais variados ramos do nosso cotidiano.Se aprendermos coisas sobre os polímeros que são tão habituais no nosso dia podemos perceber como utilizá-los melhor e como reciclá-los melhorando o ambiente
2- HISTÓRIA
Segundo a pesquisa feita no site www.goni.eng.br, revela que até a primeira metade do século XIX acreditava-se na Teoria de Berzelius sobre a Força Vital, na qual apenas seres vivos poderiam ser capazes de produzir matéria orgânica; uma vez que na época não havia tecnologia suficiente para que fossem promovidas reações entre compostos orgânicos.
Pouco depois, assim que a teoria de Berzelius foi derrubada por Friedrich Whöler, outras pesquisas sobre