Polimeros na construção civil
Os polímeros são muito utilizados para o revestimento de pavimentos. Estes materiais resistem bem ao desgaste, têm baixa condutibilidade térmica, são quase todos hidrófugos, não expandem com a humidade, são suficientemente duros e resistentes, ou seja satisfazem todas as exigências impostas à construção de pavimentos
Os polímeros mais utilizados para esta aplicação são o policloreto de vinilo e o acetato de vinilo. Estes materiais podem apresentar-se sob três formas: em rolos (telas), em placas e materiais para a construção de pavimentos sem juntas.As telas para o recobrimento de pavimentos são confeccionadas a partir de polímeros e agregados diferentes. Na sua composição entram, também, os plastificantes, os pigmentos e outros aditivos. Pode obter-se uma variedade muito grande de telas com base termoisolante e acústica, de uma camada ou de várias camadas, originando revestimentos lisos, estriados ou fibrosos, de uma só cor ou multicoloridos.
As placas são confeccionadas com polímeros, plastificantes, agregados e pigmentos. Podem aplicar-se directamente sobre as bases de betão com a ajuda de colas ou mastiques especiais.
As placas para pavimentos são produzidas com grande variedade de forma (quadradas, rectangulares, etc.), de estrutura (uma ou várias camadas, arestas rectangulares ou com ranhuras e línguas), com cores variadas, lisas ou estriadas. O emprego de placas de cores diferentes permite variar o aspecto estético dos pavimentos. As partes danificadas dos pavimentos revestidos com placas são de fácil reparação.
Os pavimentos monolíticos, sem juntas, executados com materiais à base de polímeros, são os mais higiénicos, os mais cómodos em serviço e possuem alta resistência ao desgaste. Os mais utilizados são os mastiques de acetato de polivinilo e as misturas polímero-cimento. Os mastiques de acetato de polivinilo não se podem aplicar em locais em que exista humidade elevada, assim como em instalações industriais