Polimero
Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de polímeros, derivados de.
Diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais
Aplicações dependendo de suas propriedades físicas, mecânicas, elétricas, óticas, etc.
Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos,
Polipropilenos, poliestirenos, poliesters e poliuretanos; que devido a sua grande.
Produção e utilização são chamadas de polímeros commodities. Outras classes de
Polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolímeros tem tido uso crescente.
Vários outros polímeros são fabricados em menor escala por terem uma aplicação muito
Específica ou devido ao seu custo ainda ser alto e por isso são chamados de plásticos
De engenharia.
Origem
A palavra polímero vem do grego poli (muitas) + mero (partes), e é exatamente isto, a repetição de muitas unidades (poli) de um tipo de composto químico (mero). E polimerização é o nome dado ao processo no qual as várias unidades de repetição (monômeros) reagem para gerar uma cadeia de polímero.
As propriedades dos polímeros As propriedades especiais tão peculiares aos polímeros são conseqüência principalmente de sua alta massa molecular. Quanto maiores às macromoléculas, melhores suas propriedades mecânicas. Polímeros de interesse comercial apresentam geralmente massas moleculares médias superiores a 10.000.
Os polímeros, como vimos, são constituídos de moléculas formadas pelo encadeamento de milhares ou milhões de átomos. Por serem muito longas, estas cadeias se entrelaçam formando um emaranhado que interage fortemente. Esta é uma das razões da grande resistência mecânica dos polímeros, o que possibilita que sejam utilizados na confecção de muitos objetos, tais como móveis, peças automotivas e peças para construção civil.
Se as cadeias de macromoléculas estiverem não apenas entrelaçadas, mas unidas através de ligações químicas, as chamadas ligações cruzadas, a resistência