Polimerizaçao em soluçao
Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de recções químicas de polimerização.
Tratam-se de macromoléculas formadas por monómeros que são unidades estruturais menores. O grau de polimerização corresponde ao número de unidades estruturais repetidas em uma macromolécula.
A polimerização é uma reacção em que os monómeros se combinam quimicamente para formar moléculas longas mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. Para que este tipo de reacção ocorra é necessário que a molécula tenha duplas ligações no monómero ou dois centros ativos.
Os polímeros podem ser obtidos através de dois tipos de recções: polimerização por adição e polimerização por condensação.
A polimerização por adição consiste na adição de uma molécula a outra através da utilização de ligações insaturadas. A polimerização por condensação ocorre por eliminação de uma molécula menor e a formação de ligação entre dois monómeros, cada um contendo dois grupos, de modo que a reacção possa ocorrer varias vezes produzindo uma macromolécula.
A necessidade de se obter polímeros de ótima composição, sem impurezas nenhuma e no menor tempo possível levou ao desenvolvimento de algumas técnicas de polimerização.
2- Objetivos
Objetivo Geral * Aprofundar os conhecimentos sobre os processos de polimerização usados para obtenção de polímeros com maior grau de pureza e em menor tempo possível.
Objetivo Especifico * Descrever o processo de polimerização em solução. * Especificar as vantagens e desvantagens do processo de polimerização em solução.
3-Conceitos básicos dos polímeros
Polímeros são materiais que apresentam em sua estrutura molecular unidades relativamente simples que se repetem, ligados entre si por ligações covalentes do tipo sp3, formando longas cadeias e, portanto, resultando em compostos de alta massa molecular. Essa unidade que se repetem são conhecidos como meros ou unidades monoméricas. Existem polímeros que não possuem