Poliisobutileno
Para a criação de um poli-isobutileno é necessário acontecer a polimerização de um isobuteno (hidrocarboneto sintético), por conta desse processo ele é um polímero (origina do grego ''poli'', que significa muitas e ''meros'', que significa partes; são macromoléculas que resultam da junção de moléculas pequenas).
É transparente, não-tóxico, possui alta-consistência, sólido, livre de impurezas. A cor dele pode variar entre incolor ou ligeiramente amarelado.
Onde pode ser utilizado o poli-isobutileno?
Nas gomas de mascar o poli-isobutileno pode melhorar a qualidade quando misturado com cera de parafina e resina, também pode fazer a goma se tornar mais flexível e estável, manter uma boa propriedade hidrofóbica e uma excelente propriedade de formação.
Também é possível para fazer câmaras de gás e balões devido a sua excelente resistência à permeação de gases.
Exportações
A cidade que mais faz exportações de poli-isobutileno é Santos, pelo modal marítimo. O principal país importador é o EUA, no ano de 2012, por exemplo, ele importou cerca de 6.645.372,00Kg., pelo valor FOB(USD) de 10.832.559,00.
Outros modais utilizados são o rodoviário e aéreo, mas tudo depende das condições de transportes existentes, bem como o prazo de entrega necessário.
Embalagem
Pode ser colocado em big bags,caixas e ser paletizado. Mantendo sempre o local seco e com boa ventilação. Fora da luz direta do sol, e de altas temperaturas, chuvas, e não colocar sob cargas pesadas.
Cadeia de Suprimentos
Primeiramente é feita a fabricação na indústria química, vai para transporte diretamente para uma indústria que vá precisar dessa matéria prima para a fabricação de algum produto (goma de mascar, balões, entre outras coisas), depois já é possível o envio para uma distribuída (atacado), em seguida é feito o transporte para uma rede varejista onde o consumidor poderá adquirir o produto.
NCM
3902.20.00 - Plásticos e suas obras - Polímeros de propileno ou