Patrimônio Cultural Imaterial.
PEDAGOGIA
Marcia maria dos santos
Patrimônio Cultural Imaterial.
ARAPIRACA
2013
MARcia maria dos santos
Patrimônio Cultural Imaterial
Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas – Ensino de História e Geografia; Ensino de Ciências e Saúde Infantil; Ensino de Matemática e Seminário VII.
Prof.- Cyntia Simioni e Eliane França; Helemara Sampaio; Andreia Zompero e Carlos Eduardo Gonçalves.
ARAPIRACA - AL
2013
Fotos Desfile de abertura do evento
Equipe de Futsal Masculina
Abertura dos Jogos com Professores X alunos.
Local do Evento
Árbitros e Professores de Educação Física.
Pereirão Campo de Futebol onde também acontece o evento.
JEVS – Jogos Escolares Vilelenses
A escolha deste trabalho foi mostrar um costume que acontece todos os anos no município de Teotônio Vilela – AL. Costume esse que pode sim ser considerado como um patrimônio cultural imaterial, e que a partir dele as crianças passam a ter um maior interesse na escola.
O JEVS – Jogos Escolares Vilelenses, acontece todos os anos, reunindo todas as escolas do Município. E aqui será relatado um pouco sobre o assunto, falando sobre o surgimento, como é realizado e sobre suas modalidades.
Inicialmente vamos reafirmar que brincar e aprender anda junto, para em seguida apresentar estratégias de ensino envolvendo jogos e brincadeiras.
Desse modo, tem por objetivo:
Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos.
Ao brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos, descobre regras e toma decisões. Assim, desenvolve dimensões que também são importantes no aprendizado dos acontecimentos escolares.
O