Poligonos
Construção e Análise das Figuras Regulares
1. Identificação Ensino básico. Ano de Aplicação: 6° ano Horas-aulas previstas: 45 Minutos Aplicadores: Evaldo Pagani Junior Karini Trajano Ribeiro Pagani
2. Tema Construção e Análise das Figuras Regulares
3. Problema Em primeiro momento realizar uma breve conversa com os alunos sobre algumas figuras regulares, pedir para que os mesmos desenhem com a ajuda dos professores as seguintes figuras, o pentágono e o hexágono.
4. Hipótese No segundo momento após toda a explicação do conteúdo ensiná-los como calcular a área destas figuras e também como desenhar.
5. Justificativa O ensino tradicional, caracterizado pela pouca atenção à geometria e à formação do pensamento geométrico, tem dado mais ênfase em atividades
mecânicas em que os alunos têm a ilusão de que estão aprendendo geometria decorando nomes de figuras geométricas. Estudos sobre a aprendizagem de conceitos geométricos recomendam implicar os alunos em ações de natureza cognitiva, para o desenvolvimento sólido do pensamento geométrico, pela exploração, visualização, manipulação, construção, representação, classificação e análise de formas.
6. Objetivo geral Levar os alunos a explorar figuras poligonais através da visualização, construção e classificação através do reconhecimento de atributos.
7. Objetivos Específicos instrumentos como régua, compasso e transferidor para realizar medições. - Medir ângulos com transferidor. - Compreender que as medidas dos lados e dos ângulos em polígonos regulares são congruentes. - Estabelecer relação entre as medidas dos lados e a quantidade de eixos de simetria nos polígonos regulares.
- Utilizar
8. Metodologia a) A aula será expositiva e dialogada. b) Breve