polietileno
O polietileno de baixa densidade é conhecido como PEBD, ele é usado na fabricação de vários recipientes, bolsas de todos os tipos, embalagens dos pacotes de leite, garrafas térmicas, canalização, componentes de computador, mangueiras para água, equipamentos de parques infantis, películas, cartão e papel alumínio. O seu uso mais comum no fabrico de sacos plásticos.
O polietileno de alta densidade é conhecido como PEAD, ele é usado na fabricação de frascos de detergente, shampoo, etc., bolsas de supermercados, caixotes para refrigerantes, frascos para pintura, tambores, tubulação para gás, telefonia, água potável, lâminas de drenagem e uso sanitário, também é usado para recobrir lagoas, canais, fossas de neutralização, tanques de água, lagoas artificiais, etc.
CARACTERÍSTICAS DE REAPROVEITAMENTO/RECICLAGEM
Reciclagem de PEBD e PEAD (Polietileno de Baixa Densidade e Polietileno de Alta Densidade)
Os processos de reciclagem mecânica são os mais comuns, os quais consistem em moagem, derretimento, corte e granulação de resíduos plásticos. Inicialmente, as peças plásticas dever ser selecionadas em tipos iguais de materiais antes do início efetivo do processo. O plástico selecionado é derretido e moldado em uma nova forma ou cortado em pequenos grânulos que serão posteriormente utilizados como matéria-prima para praticamente qualquer finalidade, nos quais serão excluídos hospitalar e alimentar.
Na reciclagem de plásticos deve-se observar que ao derreter polímeros diferentes, estes não misturam facilmente, pois é necessário que sejam de um mesmo material para que o processo de mistura seja homogêneo. Plásticos diferentes tendem a não se misturar, entretanto em muitos compostos pode-se usar um agente compatibilizante.
Misturadores recentes realizam a mistura de plásticos colocada em tonéis que giram com alta velocidade, o que gera calor pela fricção das partes de plásticos, fazendo com que as partes de plástico