poliedros
Tetraedro;
Cubo;
Octaedro;
Dodecaedro;
Icosaedro;
A atração pelo desconhecido e pelo místico levou aos estudiosos gregos a atribuir a cada um dos poliedros de Platão um significado especial. O tetraedro foi relacionado ao fogo; o cubo, à terra; o octaedro, ao ar; o icosaedro, à água e o dodecaedro corresponderia com as suas doze faces aos signos do zodíaco, por isso passou a simbolizar o universo.
Tetraedro (Modelo do Fogo): Sólido formado por 4 faces, triângulos equiláteros, e em cada vértice concorre 3 faces. Este sólido representa o fogo, porque segundo Platão o átomo do fogo teria a forma de um poliedro com 4 lados (tetraedro).
Cubo (Modelo da Terra): O cubo o único poliedro regular com faces quadrangulares. O cubo tem 6 faces, pelo que também se pode chamar de hexaedro. Este sólido representa a terra, porque Platão acreditava e afirmava que os átomos de terra seriam cubos, os quais permitiam ser colocados perfeitamente lado a lado.
Octaedro (Modelo Do Ar): As faces deste poliedro os também triângulos equiláteros, mas em cada vértice reúnem-se quatro triângulos. É formado por 8 faces, pelo que o poliedro se chama octaedro. Este sólido representa o ar, porque o modelo de Platão para um átomo de ar era um poliedro com 8 faces.
Dodecaedro (Modelo Do Cosmos): O dodecaedro o único poliedro regular cujas faces os pentágonos regulares. É formado por 12 faces, pentágonos regulares, e em cada vértice concorre 3 faces. Este sólido representa o universo.
Icosaedro (Modelo Da Água):
Neste poliedro os cinco triângulos equiláteros que se encontram em cada vértice, perfazendo vinte faces. Por isso, o poliedro se chama icosaedro. Este sólido representa a água, porque Platão defendia que