Poliedros
INTRODUÇÃO
Através deste mini-curso, propomos a apresentar um pouco mais sobre a geometria, uma parte da matemática que é rica em beleza. Em meio a esta beleza, iremos explorar os
Poliedros de Platão, sua história e suas características, que despertaram paixão em muitos que, por observarem esta beleza, os estudaram, procurando de uma forma ou de outra, desvendar os seus mistérios.
Durante o curso de Graduação em Licenciatura Plena em Matemática na Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em várias disciplinas e como bolsista de iniciação científica, realizamos oficinas com diferentes conteúdos de matemática básica.
Quando nos foi solicitado a realização de um Projeto de Pesquisa na disciplina de Projetos, optamos por aprofundar estudos que já havíamos feito e realizar outras oficinas sobre geometria, em especial sobre os ângulos poliédricos e sobre os Poliedros de Platão. Obtendo sucesso na realização deste Projeto, decidimos aprimorá-lo para a descrição de um artigo solicitado em outra disciplina da Graduação.
Neste mini-curso, traremos estes estudos, juntamente com a observação e a exploração dos cinco poliedros platônicos. Vamos analisar suas características e relatar as experiências
471
que concretizamos nas oficinas, em que, junto com os participantes, desvendamos o mistério da existência de apenas cinco poliedros regulares.
Temos como objetivo, ao realizar este mini-curso, resgatar um pouco do conhecimento geométrico de cada um e, através da realização das atividades, esperamos que todos possam identificar os poliedros regulares, reconhecer a existência de apenas cinco, conhecer a origem dos poliedros, identificar os poliedros platônicos e, como fez Platão, relacioná-los com os elementos primordiais: a água, o fogo, a terra , o ar e o Universo.
GEOMETRIA: ORIGEM E IMPORTÂNCIA
A geometria é de extrema importância para a vida do homem. Como tudo em matemática, ela