Policleto
Pouco se sabe sobre a vida de Policleto. Ele foi um escultor Grego, que viveu entre 460 e 420 a.C., e foi sem dúvidas, um dos mais importantes escultores gregos. Conhecido por vários nomes, tais como Policleto de Argos, Policleto de Sicião, Policleto, o Velho, Policlito ou até mesmo o ‘Pai da teroria da arte’, ele foi um dos fundadores do Classicismo, junto a Fídeas.
2. A ESCOLA DE ARGOS
O escultor Policeto formou-se na Escola e Argos, na cidade de Argos, onde morou, iniciou sua carreira e mais tarde tornou-se líder desta escola. O primeiro nome da Escola de Argos foi ‘Ageladas’, e seus mais ilustres representantes foram Lísipo e Policleto. A Escola se caracterizou por dar grande ênfase à matemática no estudo do corpo humano.
Pouco se sabe sobre o que realizaram antes do aparecimento de Policleto, e muito do entendimento atual sobre esta Escola se baseia no estilo do próprio Policleto.
Segundo os relatos, Policleto escreveu em meados do século V a.C. um tratado teórico com nome de Cânone ou "regra" falando sobre as proporções e beleza do corpo humano, e juntamente, o autor ofereceu a público, uma estátua como a exata ilustração concreta de suas teorias. Nem a estátua original nem o tratado se tem até hoje. Do tratado só permanecem alusões na obra de outros autores. Galeno, em ‘De Placitis Hippocratis et Platonis’, deixou um fragmento sugestivo, mas até hoje de interpretação controversa. Diz ele que:
"A beleza... não está na simetria dos elementos, mas na adequada proporção entre as partes, como por exemplo dos dedos uns para com os outros, estes para com a mão, esta para com o punho, este para com o antebraço, este para com o braço, e de tudo para com tudo, como está escrito no Cânone de Policleto. Tendo-nos ensinado nesta obra todas as proporções do corpo, Policleto corroborou seu tratado com uma estátua, feita de acordo com os princípios de seu tratado, e ele chamou a estátua, assim como o tratado, de Cânone”
3. A ARTE
No período em que