Historia Da Arte
Esse período marcou o desenvolvimento cultural, politico e social. Situado entres os anos 800 e 500 a. C. Ela simboliza o fim da idade das trevas e o começo para democracia grega.
Com surgimento das propriedades privadas, iniciaram os conflitos, por isso os proprietários das terras passaram a formar associações, onde formou tribos que se organizaram em demos.
O período Clássico é marcado pelo esplendor da cultura grega no mundo antigo. Apesar de ter feito uns dos primeiros modelos de democracia, a sociedade grega era escravista, o trabalho produtivo era considerado desprezível pelos homens livres.
Pintura
Decorrente ao crescimento das cidades e explanações dos territórios 800 a.C., percebe-se uma dedicação especial na produção arquitetônica, pictórica e escultórica.
O que os tornaram notáveis foram às pinturas feitas em cerâmicas. Os gregos fabricavam vasos com decoração pintada para servir a quatro finalidades: como recipientes para armazenar bebidas e mantimentos; como equipamento para refeições festivas; como recipientes de uso decorativo e, por fim, como vasos especiais para ser usado em rituais (tais como, o casamento).
Inicialmente o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras. A seguir, gravava o contorno e as marcas interiores com um instrumento pontiagudo, que retirava a tinta preta, deixando linhas nítidas. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias. Uma de suas pinturas mais famosas mostra Aquiles e Ajax jogando damas.
Era constituído em diversas formas e tamanho:
Nesse período ouve o desenvolvimento do estilo geométrico onde se dividia em dois motivos:
Motivo decorativo- aparecem antes do motivo figurativos e são simples figuras geométricas.
Motivo figurativo- apresentação de animais e pessoas.
Escultura
A escultura grega representa os mais altos padrões já atingidos no inicio, as estatuas além do equilíbrio e perfeição adquiriram movimento.
Da esquerda para a direita apresentamos o método grego de lavrar a pedra no período arcaico e