GQ PO
GUARULHOS
2014
Com a sua maioria norte-americanos, podemos citar entre os principais gurus da qualidade:
W. Edwards Deming
Americano; foi um dos primeiros estudiosos a aplicar suas teorias de controle da qualidade no Japão. Embasado na interação entre produto, cliente e atendimento, desenvolveu os 14 pontos para melhoria da qualidade, dando suporte à sua visão de Controle Estatístico da Qualidade. Suas teorias foram fortemente aceitas e aplicadas no país asiático.
Joseph M. Juran
Apesar de romeno, desenvolveu seus conceitos relacionados à qualidade nos Estados Unidos. Uniu as teorias da qualidade com a Gestão Empresarial, completando as teorias de controle estatístico da qualidade de Deming, que para ele eram importantes, mas não fundamentais. Para tal, utilizou-se de três eixos centrais: A qualidade relacionada ao desempenho do produto; à ausência de deficiências e a junção dos dois eixos anteriores. Suas ideias também foram aplicadas no Japão, dividindo o mérito de revolucionário da qualidade com Deming.
Philip Crosby
Americano e engenheiro. Suas ideias relacionadas á engenharia eram claras e objetivas. Para ele, a qualidade estava ligada a conformidade de requisitos. E para tal, bastava constantemente verificar essa conformidade. Entre suas contribuições estão os cinco pressupostos errôneos para qualidade e o programa Zero Defeito, com suas 14 etapas.
Armand V. Feigenbaum
Nascido em 1922, Feigenbaum é considerado o criador de um dos conceitos mais difundidos da qualidade: o TQC. Instaurou essa ideia revolucionária em sua obra de 1951, Total quality control. Para ele, a qualidade é um conjunto de características do produto que satisfazem a necessidade do cliente, cercando todo o ciclo – do planejamento à manutenção. Seus dez princípios do Controle da Qualidade Total foram com aplicados no Japão com enorme êxito.
Kaoru Ishikawa