policarbonato PC
PROFESSOR (A); LUCIANE CALABRIA
ALUNO(S): TAINÁ DA SILVA INDICATTI E TATIANE FAZAN
Polímero estudado: Policarbonato (PC)
O policarbonato é tipo de polímero (plástico) composto por carbonatos, ou seja, ligações de carbono com oxigênio, quando aquecidos amolecem e ao ser resfriado endurecem, por isso são chamados de termoplásticos. Este tipo de plástico é facilmente moldado em diversos formatos sem precisar de emendas. Também, é um polímero de alto grau de transparência, pertencente à classe dos poliésteres, de composição química C16H14O3, como se observa na forma estrutural apresentada na Figura 01. Pode-se dizer que este polímero possui considerável flexibilidade em sua cadeia, pois embora seja naturalmente amorfo ele pode lentamente adquirir grau de cristalinidade, quando mantido em torno da temperatura de transição vítrea.
Figura 01- Fórmula Estrutural do policarbonato
Ensaios:
1-Pirólise: ao aquecer o tubo de ensaio progressivamente, com amostra sólida do PC, o papel tornassol que estava fixo à sua boca não mudou para coloração rosa. Conclui-se que o policarbonato é negativo para ácido.
2-Fusibilidade: levando a espátula, com amostra do PC sólido, até a boca do bico de Bunsen, observou-se que o material é fusível. Pois ficou amolecido e aderiu-se a espátula. Conclui-se que o policarbonato (PC) é termoplástico.
3-Solubilidade: observando cinco amostras do PC, em tubos de ensaios com diferentes solventes (água, clorofórmio, acetona, álcool etílico, hexano), por alguns minutos, conclui-se que o policarbonato é solúvel somente em clorofórmio.
4-Identificação de cloro (halogênio): levando fragmentos de polímeros como auxilio de uma alça até a boca do bico de Bunsen, observou-se que a chama não muda de coloração. Conclui-se que halogênio está ausente.
5-Determinação da densidade: policarbonato é mais denso que a água, por isso não flutuou.
6-Determinação de anel aromático: colocando