Polarização TBJs
Departamento de Engenharia Elétrica
Centro de Tecnologia
Bacharelado em Engenharia Elétrica
ELE0519 – Laboratório de Circuitos Eletrônicos
Professor: Fernando Jose Oliveira de Amorim
“Polarização dos TBJs”
Nome: Francisco Alan da Silva Monteiro
Turma: 02
Data: 30/07/2014
Natal – RN
2014
I - Objetivos
Os objetivos neste experimento foram utilizar os conteúdos estudados na disciplina de circuitos eletrônicos II, de uma forma prática. Em que todas as teorias estudadas e cálculos de comprovações foram confrontados com os resultados experimentais. As metodologias utilizadas neste experimento foram bastante significativas, em que todo aparato experimental do laboratório facilitou na construção do experimento.
II - Introdução Teórica
O termo polarização significa a aplicação de tensões cc em um circuito para estabelecer valores fixos de corrente e tensão.
Nesta aula começamos um estudo prático sobre transistores do tipo TBJ, em que este consiste de duas junções PN, construídas de forma especial e ligadas em série. A corrente é conduzida por elétrons e lacunas, é daí a designação bipolar. O TBJ muitas vezes é referido como um transistor de muita importância e é bastante utilizado em circuitos discretos como integrados, analógicos e digitais. Aqui nesta aula fizemos duas ligações com estes transistores, em que a partir desta fizemos medidas de corrente e tensão para assim comprovarmos as regiões em que estes transistores estão para cada situação do circuito.
III - Parte experimental
# Material utilizado
Tabela 1: Material utilizado.
1
Resistor 1,5MΩ
1
Transistor BC549B
1
Resistor 3,3kΩ
1
Transistor BC549C
1
Resistor 18kΩ
1
Fonte de Tensão CC
1
Resistor 5,6kΩ
1
Protoboard
1
Resistor 2,2kΩ
1
Multímetro Digital
1
Resistor 1kΩ
# Atividades
Primeiramente, com os transistores em mãos, foi medido através do