Polarização do tbj
CAMPUS TUCURUÍ
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I
PROFESSOR: EWERTON RAMOS GRANHEN
EXPERIMENTO: POLARIZAÇÃO DO TBJ
ALUNOS:
DEIVISON BAIA 10134000218
IVANIL LIMA 09134001018
WESLEI RAMOS 10134004418
TUCURUÍ-PA
1- Resumo Este relatório visa apresentar o conhecimento adquirido em laboratório a respeito da polarização do TBJ - série BC238BP - NPN.
2- Introdução Neste relatório, o TBJ será considerado como uma caixa preta. Estamos interessados em compreender o seu funcionamento sem estudar os seus componentes internos. O Transistor Bipolar de Junção, TJB (BJT), é um dispositivo Semicondutor, composto por três Regiões de Semicondutores dopados (Base, Coletor e Emissor), separadas por duas Junções p-n. A Junção p-n entre a Base e o Emissor tem uma Tensão de Barreira (V0) de 0,6 V, que é um parâmetro importante do TJB. No TJB a Corrente é produzida por ambos os tipos de Portadores de Cargas, daí a origem do nome Bipolar.
Figura 1: transistor de Junção Bipolar Existem dois Tipos de TBJ: npn e pnp. O Tipo npn consiste em duas Regiões n separadas por uma Região p. O Tipo pnp consiste em duas Regiões p separadas por uma Região n. As Figuras 2 e 3 representam os seus respectivos símbolos esquemáticos. A explicação seguinte refere-se ao TJB (BJT) npn, que é utilizado nesta Demonstração.
Figura 2: Símbolo esquemático de um TJB, npn.
Figura 3: Símbolo esquemático de um TJB, pnp.
O transístor consiste em duas junções pn, a junção emissor-base (JEB) e a junção coletor-base (JCB, habitualmente designadas simplesmente junção de emissor e junção de coletor). Dependendo da condição de polarização (direta ou inversa) de cada uma das junções, obtêm-se diferentens modos de funcionamento do transístor, como se mostra na Tabela 1.
Tabela 1 – Modos de funcionamento dependendo da condição de polarização Modo de funcionamento | Polarização JEB | Polarização JCB | Corte |