Pol Ticas Publicas De Avalia O
Cátia de Castro Dias
Quando falamos de educação imaginamos que já está inserido o processo avaliativo de maneiras bastante diversas. Em se pensar a avaliação esta é um processo importantíssimo para a educação, também para educando e educador. È através dela que os educadores tomam conhecimento de dificuldades e os governantes podem acompanhar o processo educacional e tomar as devidas medidas para o seu sucesso. Da mesma maneira possibilita uma maior reflexão sobre as suas práticas pedagógicas do meio o qual se está inserido.
Na atualidade temos que pensar em um novo jeito de educar e avaliar em um cenário de mudanças constantes principalmente no meio educacional, políticas públicas “educacionais” se faz presente com intuito de buscar sempre a excelência, a qualidade, o bom desempenho; em um espaço onde há uma enorme carga de informações o tempo todo e de diversas maneiras e com uma grande gama de fontes onde nos possibilita conhecimentos rápidos. E é nesse meio que “nasce” e se desenvolve o Provão, o Enade: “O Provão nasce no âmbito de globalização e neoliberalismo, em que o ensino superior é caracterizado por massificação , por um lado, e maior autonomia institucional, por outro” (BILLING,2004).
O Brasil a partir dos anos 90 passou por profundas transformações, no período de 1980 ainda vivamos numa ditadura, do qual em 1985 conseguimos as Diretas Já e no final dessa década inseríamos numa nova conjuntura, de abertura de nossa economia para o mercado externo, mudanças tecnológicas rápidas, uma nova sociedade se desenhava, porém nossa educação ainda caminhava em passos lentos, tímidos demais para tantas mudanças.
A partir da década de 1990, com as reformas desencadeadas pelo Estado, desestatização da economia as reformas do Estado, as diretrizes educacionais instituídas na Constituição de 1988 são profundamente alteradas. Entre as alterações merece destaque à ampliação do sistema de avaliação para