Pol ticas PNDE

2194 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem por missão prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos, visando ser referência na implementação de políticas públicas. Dessa forma, o FNDE tem compromisso com a educação; ética e transparência; excelência na gestão; acessibilidade e inclusão social; cidadania e controle social; responsabilidade ambiental; inovação e empreendedorismo Nessa perspectiva, a Alimentação Escolar elaborada pela equipe do PNAE, em parceria com Promotores e Procuradores de Justiça, corrobora a preocupação desta Autarquia com o caráter autônomo e independente que deve conduzir a atuação de todos os conselhos de alimentação escolar do país. O Programa Nacional de Alimentação escolar – PNAE, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE), é um programa que tem como objetivo suplementar a alimentação do aluno beneficiário através de distribuições de refeições diárias. O Programa implantado em 1955 com intuito de contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes formando hábitos saudáveis por esse meio e por meio de educação alimentar e nutricional.

1
HISTÓRICO
O Programa tem sua origem no início da década de 40, quando o então Instituto de Nutrição defendia a proposta de o Governo Federal oferecer alimentação ao escolar. Entretanto, não foi possível concretizá-la, por indisponibilidade de recursos financeiros.
Na década de 50, foi elaborado um abrangente Plano Nacional de Alimentação e Nutrição, denominado Conjuntura Alimentar e o Problema da Nutrição no Brasil.
Desse plano original, apenas o Programa de Alimentação Escolar sobreviveu, contando com o financiamento do Fundo Internacional de Socorro à Infância (Fisi), atualmente Unicef, que permitiu a distribuição do excedente de leite em pó destinado, inicialmente, à campanha de

Relacionados