Poesia
Élen Caroline Fritzen
RESUMO: O trabalho com a poesia na sala de aula é extremamente importante para o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da criatividade do aluno. Porém esse gênero textual não está recebendo o seu devido valor dentro da escola. O trabalho com a poesia está se tornando ineficaz na sala de aula, uma vez que o professor a utiliza apenas como pretexto para explorar os demais conteúdos dos currículos escolares, fazendo com o que o aluno se afaste cada vez mais do gosto pela poesia.
PALAVRAS-CHAVE: poesia, sala de aula, incentivo.
"VAMOS BRINCAR DE POESIA?" Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião, de tanto brincar, se gastam.
As palavras não: quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam.
Como a água do rio, que é água sempre nova.
Como cada dia, que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes
"Vivemos rodeados de poesia", segundo Elias José (2003), ou seja, poesia é tudo que nos cerca e que nos emociona, poesia é a nossa inspiração para viver a vida e compreender o mundo em que vivemos.
Atualmente, a prática da leitura de poesia está esquecida nas escolas e isso tem causado grandes preocupações para a comunidade escolar, pois a poesia tem o poder de formar e transformar a sociedade através das suas mensagens. Os professores, hoje em dia, não se sentem capacitados para trabalhar com a poesia, pois não sabem como introduzir e como incentivar os alunos ao estudo e à criação de textos poéticos. Mas, não há regra ou fórmula para escrever o que se sente. A poesia é a expressão do sentimento, por meio dela podemos expressar tudo o que sentimos.
Desse modo, alunos e professores sofrem as consequências, pois a leitura de poemas não são suficientes para acabar com a distância que marca o relacionamento entre poesia