Poemas
Objetivo: A análise de volumetria de certa solução, usando certa quantidade concentrada a partir da solução padrão. Notando o reagente necessário ou suficiente para a obtenção da reação, para isso usamos a titulação, que consiste em titular duas substâncias, determinando seus volumes, reagindo-as e analisando o volume previamente determinado, podendo determinar a concentração da primeira substância.
Fundamentos Teóricos: Calcularemos a diferença de concentrações entre duas substâncias, a fim de mostrar a volumetria de cada, titulando-as. Consiste basicamente em analisar o volume de uma substância inicial em relação a uma substância póstuma, notando-se a diferença de concentração entre elas, podendo analisar que volume é necessário para uma solução padrão e uma solução desejada.
Os indicadores ajudarão a obtenção dos resultados, pois demonstram certo tipo de resposta devido ao comportamento de ácidos ou bases, reagindo de certa forma com cada, como por exemplo, em bases fracas ou em ácidos fortes o indicador altera sua cor devido a análise do seu pH, influenciando a titulação de cada.
Materiais e Métodos: 0,5 g de sulfato de cobre penta hidratado,
1 béquer de 100 mL,
1 bastão de vidro,
1 balão volumétrico de 100 mL.
Resultados e Discussão: A concentração de uma substância varia perante a adição de compostos ou mesmo pela diluição, conhecendo assim a padronização de certa solução, podendo calcular sua molaridade. Com a balança apresentada no laboratório utilizado as casas decimais são exatas e podemos conhecer com a precisão de três casas decimais.
Para o cálculo da concentração, precisamos usar a relação entre volume e concentração entre as duas substâncias observadas, na qual a regra: se aplica.
Portanto nas questões anteriores:
1. Que rótulo você colocaria nesta solução que acabou de preparar (concentração molar, em mol/L)?
2. Você colocaria o mesmo rótulo nesta solução? Por quê? Calcule a concentração molar.