Poder Ou Puder
a) «Se eu poder passo em tua casa amanhã.»
b) «Não vou poder ir a tua casa amanhã.» Qual das duas frases está correcta? Disse a frase b)? Pois, acertou. Vejamos a distinção: - poder - é o infinitivo do verbo poder (lê-se pudêr). Utiliza-se em construções perifrásticas, antecedido de verbos como ir e haver. Ex. Ele disse que não iapoder ir a tua casa. - puder - é o futuro do conjuntivo do verbo poder, na 1ª ou 3ª pessoa do singular (lê-se pudér). Usa-se para indicar incerteza, e eventualidade no futuro, por isso, frequentemente vem antecedido de "se", tal como deveria acontecer na frase a): Se eu puder passo em tua casa amanhã
Em vez de ou ao invés de? PN 15.08.09 - Qual a frase correcta? a) Em vez de ir passar férias no Algarve, ficou em casa.
b) Ao invés de ir passar férias no Algarve, ficou em casa. A frase correcta é a da alínea a), porque a locução “em vez de” significa “em lugar de”. Já a expressão “ao invés de” significa “ao contrário de”, “em oposição a”.
Assim, dizemos: - Em vez de ir passar férias no Algarve, ficou em casa. = Em lugar de ir passar férias no Algarve, ficou em casa.
- Ao invés da Maria, o Pedro preferiu passar férias em Aveiro. = Ao contrário da Maria, o Pedro preferiu passar férias em Aveiro.
Aonde ou onde? PN 03.01.09
Onde = lugar em que/ em que (lugar). Indica permanência, o lugar em que se está ou em que se passa alguma coisa. Complementa verbos que exprimem estado ou permanência e que normalmente pedem a preposição em:
Onde estás? – Em casa.
Onde mora a Maria?
Não entendo onde ele estava com a cabeça quando falou nisso.
Não sei onde me apresentar nem a quem me dirigir.
Aonde = a que lugar. É a combinação da preposição a + onde. Indica movimento para algum lugar. Dá ideia de aproximação. É usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposição a. Exemplos:
Sabes aonde eles foram? – Ao cinema.
A mulher do século 21 sabe muito bem aonde quer