Poder calorífico
São materiais finitos que se extraem da terra, petróleo, gás natural, carvão. Eles são formados a partir da decomposição de matéria orgânica, como animais e plantas, através de um processo que leva milhares de anos. Esses combustíveis correspondem a mais da metade das fontes de energia do mundo, servindo de base para a atividade industrial e de transportes.
Aqui irei explicar um pouco sobre suas propriedades, vantagens e desvantagens, e alguns combustíveis em especial.
Palavras-chave: Combustíveis. Poder Calorífico. Combustíveis Líquidos.
1 INTRODUÇÃO
Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases ou seja, os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas.
Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.
2 DESENVOLVIMENTO
Dentre as propriedades dos combustíveis:
- Volatibilidade
Pode ser definida como a porcentagem de um combustível a uma data temperatura, quando a pressão atuante for de uma atmosfera.
Um combustível é tanto mais volátil quanto:
• menor for a pressão interna
• maior for a temperatura externa
• Para um bom funcionamento de um motor, a volabilidade de um combustível não deve ser nem muito elevada e nem muito baixa.
- Poder Calorífico
Defina-se como a quantidade de energia interna contida no combustível, sendo que quanto mais alto for o poder calorífico, maior será energia contida.
Um combustível é constituído sobretudo de hidrogênio e carbono, tento o hidrogênio o poder calorífico de 28700Kcal/kg enquanto que o carbono é de 8140Kcal/kg, por isso, quanto mais rico em hidrogênio for o combustível maior será o seu poder calorífico.
Há dois tipos de poder calorífico:
• poder calorífico superior
• poder calorífico inferior
Poder