Pobreza
Introdução
Com este trabalho vamos abordar um tema bastante comum e preocupante nos dias de hoje, a pobreza.
“Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem)
•
A
Pobreza
•
•
•
•
Pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:
Carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
Carência económica; nomeadamente a falta de dinheiro para aceder a bens necessários à vida humana. As medições do nível económico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo".
Carência Social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação, por exemplo, muitos vivem na rua, ou em casas sem condições de alojamento e são excluídos da sociedade educativa nas escolas e estabelecimentos públicos.
Pobreza
•
•
A pobreza não tem só a ver com os aspetos económicos e financeiros, também afecta o bemestar físico psicológico, a atitude social, a autoconfiança, a ideia de reconhecimento social, a capacidade de reivindicar direitos e a dignidade.
Não é só uma questão de dinheiro – grande parte das pessoas pede ajuda financeira, especialmente para pagar contas de consumos domésticos (água, gás, eletricidade). Elas têm geralmente dívidas a saldar. Outras têm problemas comportamentais e/ou do foro psíquico. A violência doméstica é um problema. A quantidade de pessoas que precisam de ajuda é muito diversa. O problema da pobreza é muito diverso e complexo. Não é só uma questão de