PO II
Os dados técnico-económicos relevantes são os seguintes:
a) Determine o plano ótimo de produção.
b) Suponha que há possibilidade de recorrer a um turno extraordinário, com acréscimo de 40 horas no Departamento D1 e 30 horas em D2, a que corresponde um aumento nos custos de 120UM. Acha que é aconselhável o recurso ao turno extraordinário? Em caso afirmativo indique o novo plano de produção.
c) O Departamento de P&D, após ter realizado os estudos respectivos, propôs alterações no produto P2. De acordo com essa proposta, P2 passará a necessitar de apenas 1 hora em D1 e 1.5 horas em D2, mantendo-se o consumo unitário de matéria-prima. Analise as implicações da proposta.
d) O Departamento de Marketing sugere a introdução de um novo produto que necessita de 1 hora em D1, 3 horas em D2 e 3 unidades de matéria-prima, por unidade produzida, possibilitando uma margem unitária de 20. Analise igualmente as implicações desta sugestão. Caso seja recomendável e perante a imposição de aceitação de apenas uma das propostas (do departamento de P&D ou do departamento de Marketing ) indique por qual delas optaria.
e) Analise o comportamento da solução óptima perante a variação da margem de lucro de P2 entre 10 e 20 UM.
Situação Problema 02: Os associados da Adega Cooperativa de Alguidares de Baixo (ACAB) dedicam-se à produção de vinho verde. O escoamento de toda a produção de vinho tem sido garantido todos os anos pela ACAB. As áreas de vinha atualmente dedicadas a cada tipo de vinho, a produção média anual de vinho por hectare e o valor de comercialização do vinho, encontram-se na seguinte tabela:
A Direção Regional de Agricultura em colaboração com a ACAB pretende elaborar um estudo de reestruturação da vinha, tendo em conta directivas comunitárias, nomeadamente: 1 – a impossibilidade de aumentar em mais de 10% a área total de