Tecido Osseo
1-Dê exemplos de ossos longos, curtos, chatos.
Longos: Fêmur, Úmero, Radio, Ulna, Tíbia, Fíbula;
Curtos: Carpo, Tarso;
Chatos: Ossos do crânio como o Parietal, Frontal, e outros como a Escápula.
2-Todos os ossos do nosso corpo apresentam a mesma estrutura histológica? Justifique.
As células que compõem o tecido ósseo são: osteócito, osteoblasto, osteoclasto. Quando um osso é serrado, percebe-se que ele é formado por duas partes: uma é chamada de osso compacto (sem cavidades) e outra chamada de osso esponjoso (com muitas cavidades que se comunicam).
Essa classificação é apenas de ordem macroscópica, pois quando essas partes são observadas no microscópio nota-se que ambas são formadas pela mesma estrutura histológica.
3- Estabeleça diferenças histológicas entre os tecidos cartilaginoso e ósseo.
O tecido cartilaginoso é formado condrócitos e por um abundante material extracelular. Também é constituída por colágeno e elastina, juntamente com macromoléculas de proteoglicanas, ácido hialurônico e variadas glicoproteínas, dando uma maior elasticidade e flexibilidade ao tecido. Sua função é a de sustentação dos tecidos moles, revestir superfícies de articulações, minimizando os choques nestas, além de auxiliar no deslizamento dos ossos das articulações. Já O tecido ósseo é altamente rígido e resistente e suas funções estão relacionadas à sustentação e proteção de órgãos vitais do organismo.
4- Cite os componentes bioquímicos importantes para os tecidos cartilaginoso e ósseo, ressaltando a importância dos mesmos.
Tecido ósseo - os sais minerais como o fosfato, magnésio, potássio, sódio e cálcio são importantes para a manutenção e funcionamento correto do tecido ósseo, constitui cerca de 70% da sua composição. O esqueleto contém 99% do Ca do organismo e funciona como uma reserva desse íon, cuja concentração no sangue (calcemia) deve ser mantida constante, para o funcionamento normal do organismo.
Tecido cartilaginoso - Composição química: