Futebol e Futsal
Qualidades físicas:
Para a prática desses dois esportes é preciso de bastante agilidade, velocidade e raciocínio.
Agilidade é a capacidade de mudar movimentos o mais rápido possível. Mover-se com facilidade e destreza pelo campo ou quadra. A velocidade é uma capacidade inata do ser humano. É mais complexa do que simplesmente correr o mais rápido possível, inclui, também a força muscular, tiros curtos, movimentos rápidos em todas as direções, habilidade de reagir e capacidade de parar rapidamente.
Outras qualidades físicas como flexibilidade, força, resistência anaeróbica, equilíbrio e coordenação também são treinadas em ambos os esportes. Por terem uma mesma dinâmica, trabalham de forma parecida, fornecendo sustentação ao corpo e equilíbrio à mente. Assim a prática do futebol e do futsal auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras dos praticantes.
Sistemas táticos no futebol e no futsal:
No futebol, os esquemas táticos são as formas de como os treinadores escalam sua equipe dentro do campo. Existiam somente duas posições, a do goleiro e a dos jogadores de linha. Porém, com o passar dos anos, foram criados diversos tipos de posições. São esquemas estratégicos montados para orientar e organizar os jogadores e equilibrar o time. A FIFA reconhece apenas seis sistemas táticos e considera os outros variações destes.
Esquema 4-2-4:
Criado no Brasil, com o intuito de marcar gols. Responsável por uma revolução tática que deu vitória ao Brasil na copa de 1958. Faz uso de dois laterais, dois zagueiros, dois meio-campistas, quatro atacantes e um goleiro. Idealizado pelo treinador Martim Francisco em 1951, só foi usado, em 1958, por Vicente Feola.
No futsal, os esquemas táticos têm a mesma função do que no futebol, organizar e direcionar os jogadores e sua equipe, para que cada um respeite seu espaço no jogo e saiba de suas funções. Como possui um menor número de jogadores (cinco) do que no futebol (onze) é necessário uma maior rigidez na