Pneumonia e Edema Agudo dos Pulmões
Sinais e sintomas: febre alta (40°), dispneia, dor torácica, cianose, cefaléia, náuseas e vômitos, mialgia, artralgia, tosse dolorosa e produtiva, expectoração de secreção viscoso e, às vezes, sanguinolento.
Tratamento: O tratamento depende da causa da pneumonia. Pneumonia bacteriana é tratada com antibióticos. O prognóstico depende do tipo de pneumonia, tratamento adequado, complicações e estado de saúde geral. A maioria dos casos de pneumonia pode ser tratada sem hospitalização. Geralmente antibióticos orais, descanso e fluidos são suficientes. Porém, pessoascom dificuldade respiratória, idosos e aqueles com outros problemas médicos, podem necessitar tratamento mais avançado.
Assistência de Enfermagem:
- manter o paciente em repouso, em quarto arejado, evitando correntes de ar.
- Oferecer e estimular a ingestão de líquidos (6 a 8 copos ao dia);
- verificar e anotar os sinais vitais (T, R, P, PA) de 4/4 h, e comunicar alterações.
-Observar a coloração das extremidades.
-Administrar oxigênio úmido conforme prescrição médica.
-Aspirar vias aéreas superiores quando houver secreção.
-Administrar oxigênio suplementar antes e após cada aspiração de vias aéreas superiores.
-Monitorar continuamente níveis de saturação de oxigênio (oxímetro).
Edema Agudo de Pulmão (EAP): é o excesso de líquido nos pulmões, nos espaços intersticiais ou alvéolos pulmonares. É um quadro clínico crítico, decorrente da incapacidade do ventrículo esquerdo (que não esvazia adequadamente) em bombear o sangue para o corpo, causando um acúmulo de líquido nos pulmões.
Sinais e Sintomas: Ansiedade e agitação, cianose, sudorese intensa, extremidades úmidas e frias, veias jugulares distendidas, dispnéia, tosse produtiva com expectoração espumosa e sanguinolenta.
Assistência de