Edema Agudo de Pulm o
E
Embolia pulmonar
Disciplina: Fisioterapia em pneumologia
Acadêmicos: Cristiano Antônio
Delainy Batista
Heleno Victor
Definição:
O edema agudo de pulmão é uma emergência médica, caracterizada por um acúmulo anormal de líquidos no interstício pulmonar).
e
nos
alvéolos
pulmonares
(congestão
Fisiopatologia
Aumento da pressão sanguínea nos capilares, acarretando um deslocamento de líquido do sangue para o interstício e, depois, para os alvéolos pulmonares.
Disfunção do ventrículo esquerdo (insuficiência ventricular esquerda), ou seja, uma incapacidade desta câmara em bombear o sangue para fora do coração.
Essa disfunção ventricular pode ser causada pela doença arterial coronariana (presença de placas de gordura na parede das artérias do coração). Podendo ter outras causas como: hipertensão arterial, doenças da válvulas cardíacas, arritmias cardíacas e distúrbios da condução elétrica do coração, entre outras doenças cardíacas.
Sinais e sintomas
Dispneia;
Ortopneia;
Dispneia Paroxística Noturna;
tosse seca ou com expectoração semelhante a clara de ovo; No exame físico o achado característico é a presença de ruídos anormais nos pulmões (estertores), associados a uma diminuição ou ausência do ruído normal do pulmão (murmúrio vesicular). Observa-se taquipneia. Diagnostico
A descrição dos sintomas e o exame físico, geralmente são suficientes para o diagnóstico da doença.
O eletrocardiograma poderá demonstrar um aumento das câmaras do coração, presença de alterações do ritmo cardíaco e , ainda, fornecer indícios sobre a causa do edema agudo de pulmão. Uma radiografia de tórax também poderá revelar um aumento da área cardíaca e o acúmulo de líquido nos pulmões e na pleura (derrame pleural).
Diagnostico Diferencial
Inclui todas as doenças de vias aéreas, pulmonares, torácicas, infecções e alterações neuromusculares que levem ao sintoma de dispneia. As principais doenças relacionadas a esse quadro clínico sao: