Pneumologia
Sarcoidose
A sarcoidose é uma doença inflamatória sistêmica de etiologia desconhecida e se caracteriza pela formação de granulomas não caseosos que podem acometer qualquer órgão ou sistema. É mais comum da terceira à quinta décadas de vida, predomina na raça negra, e tem baixa prevalência na América do Sul quando comparada a outras regiões. O pulmão é mais comumente acometido, porém a ocorrência abdominal sem evidência de alterações pulmonares na radiografia de tórax pode ser encontrada em cerca de 25% a 38%
Manifestações Sistemicas
Os pacientes com sarcoidose podem apresentar-se assintomáticos, sendo a doença descoberta através da radiografia do tórax.
Podem ocorrer sintomas inespecíficos, como febre, emagrecimento, sudorese noturna e fadiga. Outros sintomas dependem dos órgãos acometidos pela doença, como no comprometimento pulmonar (tosse seca, dispnéia, dor torácica), ocular (dor ocular, distúrbios da visão), cutâneo, músculo-esquelética (dores articulares, mialgias) e linfonodomegalia. Sintomas neurológicos e cardíacos são raros e, se existentes, prenunciam doença grave.
Pneumotórax
O pneumotórax é definido como a presença de ar livre na cavidade pleural. É uma entidade clínica freqüente que apresenta diversas peculiaridades, tanto em sua apresentação clínica quanto no seu tratamento.
Pressão no espaço pleural é subatmosferica, quando o ar entra no espaço, o pulmão colapsa e a caixa torácica salienta-se para fora , forças elásticas.
O pneumotórax pode ser classificado em espontâneo e adquirido espontâneo: primário e secundário:rotura de bolhas supleurais, doença pulmonar obstrutiva crônica, neoplasia, infecções, rotura espontânea do esôfago, fibrose cística, síndrome de marfan, granuloma eosinofilico, catamenial.
Primario:causado pela ruptura de pequenas bolhas na superficie do pulmão perto do apce.
Secundario:sempre associada a doença pulmonar.
Adquirido: neonatal latrogenico
Punções das veias centrais, biopsia