Pneumologia
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS
Disciplina: Fundamentos de Pneumologia
Período: FIS2AN-ESA
Ano:2014
IMAGENS RADIOLÓGICAS DE TÓRAX
INCIDÊNCIA PA
- DESCRIÇÃO
É a incidência mais utilizada, é feito com o indivíduo em ortostatismo, com o paciente em inspiração completa (a cúpula diafragmática se projetar caudalmente á parte posterior da 9ª costela) , em nível do 9, 10 arco costal, com uma distância mínima de 1,5 m, a distância ideal é de 1,8 m.
-IMAGEM
INCIDÊNCIA PERFIL
- DESCRIÇÃO
Indivíduo em ortostatismo de lado contra o chassi, e braços levantados, também ele tem que estar em inspiração profunda.
Obs.: Indivíduos debilitados em posição sentada ou decúbito lateral.
-IMAGEM
INCIDÊNCIA AP
- DESCRIÇÃO
Esta incidência é realizada com a porção posterior do tórax em contato com o filme; o feixe de raios x entra anteriormente. Realiza-se esta incidência, portanto apenas em casos especiais, quando o paciente não consegue ficar na posição ortostática: crianças pequenas e pacientes debilitados ou acamados.
-IMAGEM
- DESVANTAGENS EM RELAÇÃO À INCIDÊNCIA PA
Contudo, como o coração encontra-se longe do filme, ele é magnificado, dificultando a análise do seu tamanho e também dos seus segmentos pulmonares adjacentes.
INCIDÊNCIA ÁPICO-LORDÓTICA
- DESCRIÇÃO
O feixe de raios x entra anteriormente e as costas estão em contato com o filme. O indivíduo assume uma posição em hiperlordose, retirando as clavículas dos campos. Esta incidência tem grande valor para a avaliação dos ápices pulmonares, lobo médio e língula.
-IMAGEM
RX TÓRAX NORMAL PA (NOMEAR AS ESTRUTURAS)
Raio x PA normal
1.
2. Traqueia
3. Brônquio principal direito
4. Brônquio principal esquerdo
5. Escápula
6. Clavícula
7. Esterno
8. Veia