Pneumologia
DIFERENÇA ENTRE PNEUMONIA E BRONCOPNEUMONIA
ALETÉA SENHORINI
São Paulo – SP ABRIL 2003
2
1- Definição
De acordo com Guyton ( 1997) “a palavra pneumonia designa qualquer condição inflamatória dos pulmões na qual uma parte ou a totalidade dos alvéolos , acha-se preenchida por líquido e células provenientes do sangue”. De acordo com Kisner e Colby ( 1998) “pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar , caracterizada por consolidação e exsudação”. Segundo Corrêa da Silva ( 2001) “ pneumonia é um processo inflamatório exclusivo ou predominante do parênquima pulmonar, sem reação granulomatosa ou necrose ostensiva”.
2- Incidência
Por registros necrológicos , as doenças respiratórias são responsáveis por aproximadamente 12% das mortes notificadas no país, sendo que cerca de 5% de todas as mortes no Brasil são causadas por pneumonia. Enquanto a mortalidade dos pacientes ambulatoriais é inferior a 50%, a dos hospitalizados pode chegar a 50% nos internados em UTI. Pela importância do problema, deve ser mantido alto nível de suspeita para diagnosticar pneumonias, a hipótese etiológica operacional deve ser feita o mais precoce possível, o esquema antibiótico deve ser iniciado prontamente, e o quadro deve sempre ser considerado uma emergência médica.
3- Fatores predisponentes
Aglomerações onde as bactérias e vírus são facilmente transmitidos; Alcoolismo; Tabagismo; Poluição atmosférica;
3
Desnutrição; Obstrução por um corpo estranho ou tumor; Gripe; Bronquite crônica.
4- Fisiopatologia
O organismo invasor causa inflamação nos bronquíolos e alvéolos. O exsudato se dissemina para os alvéolos vizinhos, proporcionando um meio para a rápida disseminação das bactérias. Os alvéolos ficam cheios de eritrócitos, leucócitos, macrófagos e fibrina e há congestão em todo o lobo ou em parte dele. A resolução ocorre quando os